sexta-feira, 17 de junho de 2011

Participação no Progama Variedades com Você/ TVBE


PROGRAMA VARIEDADES COM VOCE 13/06/2011

Sou Flaviana Jacqueline Régis (Jackie) e faço parte dos empreendimentos de economia solidária do CEPESI/ Itj. Sou artesã e atualmente trabalho na confecção de produtos artesanais de uso terapêutico. Hoje, no programa, estarei apresentando um passo-a-passo de "FUXICO DE CHEIRO", produto que pode ter várias versões em seu "recheio", podendo ser utilizado para:
  • ·         perfumar gavetas e armários, ambientes em geral,
  • ·         pode ser usado como alívio para congestões nasais e dores de cabeça e,
  • ·         para os supersticiosos, pode ser usado para atrair amor, dinheiro, sorte...


Tudo depende do conteúdo do "sachê", que pode ser desde raspas de sabonete, sagú aromatizado, serragem aromatizada e/ou especiarias e ervas aromáticas!
Uma técnica facílima que traz ao cenário atual uma  tradição cultural e que, nos dias de hoje, pode ser vista como uma prática SUSTENTÁVEL de ARTESANATO CONSCIENTE, visto que utiliza resíduos têxteis (retalhos), dando aos mesmos uma destinação adequada e útil! 

Sobre a técnica do fuxico: técnica artesanal feita com retalhos, linha, agulha, criatividade e paciência.E como o próprio nome da técnica sugere, o fuxico tem mesmo ligação com os mexericos. Nas pequenas cidades do Brasil, as mulheres costumavam se reunir para costurar e enquanto isso conversavam sobre a vida, "fuxicando", fofocando. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a técnica não é genuinamente nacional e tem origem desconhecida. Acredita-se que chegou ao país trazida pelos portugueses e espanhóis no século 19, e suas manifestações mais fortes podem ser vistas em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Curiosamente, o fuxico também pode ser encontrado em países como o Tibete, o Vietnã e a África do Sul em formatos variados, mas com o mesmo fundamento das trouxinhas costuradas. Versátil, ele pode ser peça de decoração ou de moda, mas é um artesanato altamente delicado. Quem estiver disposto a aprender a técnica deve gostar de trabalhos manuais e ter habilidade, cuidado e estar atento às minúcias.

Sobre a prática sustentável: Nossa região é rica em resíduos têxteis(retalhos) em função da significante quantidade de indústrias têxteis e de produção têxtil, responsáveis por uma enorme quantidade de resíduos que muitas vezes são incinerados ao ar livre ou pior, acabam parando em aterros sanitários ou lixões.

Sobre artesanato consciente: Dentro da Rede de Economia Solidária, a prática artesanal tem fundamentos sustentáveis, regidos pelos princípios do Comércio Justo.

Sobre o Comércio JustoO Comércio Justo (CJ) é um movimento social e económico que pretende construir uma alternativa ao comércio convencional. Ao contrário deste, que tem em conta apenas critérios econômicos, o Comércio Justo rege-se também por valores éticos que incluem aspectos sociais e ambientais. Significa colocar o comércio, quer de produtos quer de serviços, efetivamente ao serviço das pessoas, buscando o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e do mundo como um todo. O que implica, antes de mais nada, um trabalho digno para todas as pessoas envolvidas e a adequação das atividades económicas às suas necessidades e aos seus interesses.
ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Economia Solidária constitui o fundamento de uma globalização humanizadora, de um desenvolvimento sustentável, socialmente justo e voltado para a satisfação racional das necessidades de cada um e de todos os cidadãos da Terra seguindo um caminho intergeracional de desenvolvimento sustentável na qualidade de sua vida.

- O valor central da economia solidária é o trabalho, o saber e a criatividade humanos e não o capitaldinheiro e sua propriedade sob quaisquer de suas formas.
- A Economia Solidária representa práticas fundadas em relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, em vez da acumulação privada de riqueza em geral e de capital em particular.
- A Economia Solidária busca a unidade entre produção e reprodução, evitando a contradição fundamental do sistema capitalista, que desenvolve a produtividade mas exclui crescentes setores de trabalhadores do acesso aos seus benefícios.
- A Economia Solidária busca outra qualidade de vida e de consumo, e isto requer a solidariedade entre os cidadãos do centro e os da periferia do sistema mundial.
- Para a Economia Solidária, a eficiência não pode limitar-se aos benefícios materiais de um empreendimento, mas se define também como eficiência social, em função da qualidade de vida e da felicidade de seus membros e, ao mesmo tempo, de todo o ecossistema.
- A Economia Solidária é um poderoso instrumento de combate à exclusão social, pois apresenta alternativa viável para a geração de trabalho e renda e para a satisfação direta das necessidades de todos, provando que é possível organizar a produção e a reprodução da sociedade de modo a eliminar as desigualdades materiais e difundir os valores da solidariedade humana.

FUXICO DE CHEIRO
Produzido com retalhos de tecido, resgatando a antiga técnica artesanal de fazer fuxicos (pequenas trouxinhas), recheados com sagu (fécula) aromatizado com essências deliciosas e colorido artificialmente.
Sua utilização em gavetas,armários ou em carros, proporciona uma aromatização suave  que tem durabilidade de até seis meses.

ALECRIM: Melhorar o humor, confiança, força, coragem, inspiração, liberação, casamentos.
ARRUDA: Consagração, boa sorte, amor e proteção psíquica.
ALFAZEMA: Consagração, adivinhação, harmonia, proteção, ótimo purificador contra mau olhado.
CAMOMILA: Acalma o sistema nervoso e apazigua os ânimos e fofocas.
CANELA: Inspiração, proteção, consagração e sabedoria.
CRAVO: Adivinhação, expulsar forças negativas, deter fofocas.
ERVA DOCE: Confiança, coragem, fertilidade, amor, força.
LARANJA: Boa sorte, felicidade e prosperidade.
ROSAS: Harmonia, longevidade, paz, tranqüilidade e casamentos.


Para fazer o sachê você deve colocar em cada círculo de algodão, pedadichos de giz, cascas de laranja seca, a canela e o cravo. Amarre com a fitinha de modo a fazer uma pequena trouxa e está pronto o sachê.

Outras essências recomendadas para o quarto: 
Lavanda: 
analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo 
Patchuli: afrodisíaco 
Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo 
Sândalo: afrodisíaco 
Cedro: relaxante e sedativo 
Ilangue-ilangue: afrodisíaco e antidepressivo 

Outras essências recomendadas para a sala: 
Tangerina
: relaxante 
Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo 
Lemongrass: calmante 
Lima: energizante e revitalizante 
Grapefruit: restaurador 

Outras essências recomendadas para a cozinha: 
Alecrim
: energizante 
Manjericão: sedativo 
Lemongrass: calmante e sedativo 
Laranja: calmante 
Hortelã: estimulante e revigorante 

Outras essências recomendadas para o banheiro: 
Hortelã: estimulante e revigorante 
Eucalipto: estimulante e refrescante 
Pinho: estimulante 
Pitanga: calmante infantil 
Maracujá: calmante 

DORES DE CABEÇA: pó de café
CONGESTÃO NASAL: menta, eucalipto, alecrim


Adriana Lamim, Eu, Rineda (Apresentadora) e Dani (Dani Doces e Biscuit)

Arrumando a mesa para a apresntação

Arrumando a mesa para a apresentação

Com Rineda, falando sobre o Fuxico de Cheiro

Aguardando o momento da apresentação

Um comentário:

Deisy Zimmermann disse...

Que chique tia!!
Parabéns!!
Beijos