O FUXICO COMO ARTE BRASILEIRA

Matéria extraída de: http://www.youtube.com/watch?v=90EZs0oIjUw
Autoria de: Carlinhos Moreno Atibaia
O Brasil é um país de proporções geográficas enormes e riquíssimo em Arte e Cultura, herdada pela grande miscigenação, ou seja, a grande mistura de raças que ajudaram a construir essa nação.
Nossa grande diversidade cultural deve-se ao fato do Brasil ter acolhido povos vindos de outros países ocupando a "Terra Brasilis", dividindo-se em quase todo território nacional.
Esses imigrantes trouxeram consigo suas culturas tradições e costumes ajudando na construção da nossa nação, influenciando costumes, religião, arte e cultura.
Devemos nossa rica diversidade cultural a esses povos que se espalharam por todo território nacional em busca de novas terras para fazerem delas, uma nova pátria.
Nessa pesquisa, irei abordar o tema: "ARTESANATO POPULAR", com enfoque na arte do "FUXICO".
Embora eu não tenha encontrado grandes publicações, fontes ou matérias específicas sobre as verdadeiras origens do Fuxico como arte, nesta pesquisa coloquei um relato bibliográfico do que encontrei. Fiz questão também de elaborar um relato pessoal sobre o tema, baseando-me em pesquisas de campo, viagens, entrevistas, conversas com profissionais, professores, historiadores e principalmente pessoas praticantes dessa arte.
Espero com esse trabalho de pesquisa possa esclarecer algumas dúvidas e também contar curiosidades bastante interessantes sobre a verdadeira origem da Arte do Fuxico, ou seja:
Artesanato Típico da "CULTURA POPULAR DO BRASIL" Carlinhos Moreno Atibaia - SP - 2010 / 2011

Comentários