ESCLARECENDO A NATUROPATIA


São Francisco do Sul/SC


A Naturopatia é mais do que um sistema de tratamento natural, trata-se na verdade de uma filosofia de vida. A Naturopatia engloba filosofias e princípios envolvendo água pura, ar limpo, alimentação correta e saudável, atívidade física adequada, descanso apropriado, pensamentos saudáveis, ecologia corporal e outros hábitos que conduzem para um conceito de vida saudável.
Sendo assim é fácil perceber que o trabalho de um Naturopata é ensinar conceitos de saúde.


Bases da Naturopatia

- Depurar, eliminando hábitos nocivos decorrentes do estilo de vida moderna e promover a desintoxicação do organismo;
- Harmonizar, reeducando e intoduzindo novos hábitos que promoverão a saúde física e mental;
- Tonificar o organismo através de uma alimentação correta e terapias que ajudarão no processo de recuperação da saúde.


Princípios da Naturopatia

- Não faça mal - "Primum non nocere" é parte do juramento de Hiócrates. Naturopatas não usam substâncias tóxicas como drogas e produtos farmacêuticos. Também não fazem uso de recursos perigosos como cirurgia.
- Reconhecer o poder de cura da natureza - Todo o desequilíbrio tem alguma causa. Para conquistar o estado de saúde ideal é preciso que a causa seja eliminada. Um Naturopata ajuda seus clientes a avaliar seus estilos de vida, a identificar a causa de seus problemas e a tomar a ação para a correção deste desequilíbrio.
- Ensinar Saúde - Um Naturopata ensina a seus clientes como conseguir manter uma boa saúde, permitindo-lhes participar no processo de bem estar
- Honrar a Pessoa Integralmente - Nunca consideramos uma pessoa simplesmente como uma dor de cabeça ou uma dor nas costas. A menos que tenha havido um ferimento, raramente um problema ocorre de fato isolado. Um Naturopata entende que as pessoas são seres físicos, mentais e espirituais e sua disfunção afeta todas as áreas da vida.
- Evitar disfunções - Ao ensinar seus clientes a conquistarem um estado de equilíbrio, os Naturopatas estão ajudando-os a permanecerem saudáveis.


O que um Naturopata Não Faz

- Diagnosticar doenças - Um Naturopata procura avaliar e analisar hábitos que levam à disfunções mas ele não diagnostica doenças.
- Tratar da Doença - Em naturopatia o foco está na saúde e educação, não no tratamento de uma doença específica. Naturopatas ensinam seus clientes como criar um ambiente interno e externo que os conduzam a boa saúde.
- Prescrever Drogas e Produtos Farmacèuticos - Ao invés de prescrever, os Naturopatas educam seus clientes, que por sua vez, fazem suas próprias escolhas. Um naturopata pode ensinar sobre o uso de várias ervas, plantas medicinais e outros procedimentos naturais que levarão ao equilíbrio do corpo e da mente.
- Realizar procedimentos Invasivos - Cirurgias, coleta de sangue e injeções são exemplos de procedimentos que não são praticados por naturopatas. Os procedimentos utilizados podem envolver moxabustão, acupuntura, reflexologia e outros recursos próprios das terapias naturais e manuais para ajudar no restabelecimento da saúde.

É importante uma consulta para que possamos analisar cada caso. Se você se identifica com nossa filosofia marque um horário. Teremos o maior prazer em ajudar você.

Comentários