ALGUMAS TÉCNICAS DE PINTURA

por Girard - artesã

Bauernmalerei
Pintura de Camponês (do alemão “Bauern” = camponês e “Malerei” = pintura).
A “Bauernmalerei” tem origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos 17 e 18. O folclore desse estilo de pintura foi uma forma alegre e barata que a população rural encontrou para decorar as suas casas. Enquanto a nobreza exibia um mobiliário requintado e marchetado, os camponeses passaram a pintar móveis, portas, paredes, tetos, floreiras e peças de decoração em geral com um estilo próprio. Essa tradição atravessou as gerações e pode ser reconhecida até hoje em residências e interiores de outras construções.Forte expressão da arte folclórica alemã, o bauern é também denominado Pintura Bávara. Isto porque a Bavária é a região da Alemanha que com mais força promove esta arte.A pintura camponesa retrata a visão simples da natureza, como as flores (rosas e tulipas) e os pássaros, em cores fortes e contrastantes. Há variações como o Rosemaling, originária das áreas rurais da Noruega, que utiliza tons mais sóbrios e o Zhostovo, tradição do povo russo, cujos motivos são ramalhetes de flores, iluminados em fundo preto. O Bauernmalerei espalhou-se pela Europa e pelo mundo, influenciada gradualmente por tendências artísticas e arquitetônicas. Constitui hoje um elemento de decoração que pode encontrar seu espaço em qualquer ambiente, dependendo do estilo da peça e da característica do desenho ou motivo utilizado, que passa pela linha “folk” (enfoque da pintura mais rústica e carregada em tinta e cor) até os desenhos de toque mais suave e delicado.
Folk Art
Arte folclórica: Estilo de pintura descendente do bauernmalerei e com forte influência dos americanos camponeses (interioranos), consiste em pintura com valores folclóricos, pois utilizam desenhos e acabamentos mais rústicos e primitivos.Tem como ponto forte os sombreados bem definidos e com uso de cores em abundância em quantidade e tonalidades fortes ou muito sóbrias. Em sua maioria recebem técnicas de envelhecimento como acabamento. Não é raro ser confundido com o country americano pela semelhança entre ambos, apesar da grande diferença de estilos e suavidade característica do folk art.
Country Americano
Esse estilo de pintura - originária dos camponeses americanos - é comumente aplicada sobre madeira ou metal e se trata de um estilo “aconchegante” como uma casa de campo, por ser alegre, descontraído e colorido. Permite o uso de desenhos diversos, como: bichinhos, coisas da fazenda, corações, xadrezes e listras e pequenos detalhes que enriquecem a pintura e a deixam com ar delicado e agradável aos olhos.Pincéis específicos são as principais ferramentas para esse estilo e são imprescindíveis.Originalmente a madeira usada é do tipo barsa ou madeiras parecidas com o pinus... aqui no Brasil usamos o MDF, que se trata de uma madeira reciclada prensada. (MDF = médium density fiber – fibra de média densidade), encontrada em várias espessuras e que, além de colaborar com o meio ambiente, essa madeira proporciona resultados espetaculares pela sua versatilidade e baixo custo.

One Stroke (um movimento)
Técnica originada nos Estados Unidos, para uso em decoração de objetos, paredes (murais), vidros e quaisquer outras superfícies que a imaginação mandar.Exige habilidade e precisão nas pinceladas. E também material específico para a técnica como pincéis diversos e tintas acrílicas + médium (acrescentado à tinta permite efeito de transparência e retarda o tempo de secagem da tinta).O mais interessante nessa técnica é a rapidez com que a qual se pode realizar belos trabalhos florais, pássaros e pequenos animais ou insetos. Essa técnica tem um efeito marcante, pois imita perfeitamente flores e folhas com nuances de claro e escuro, dando volumetria e dimensão ao desenho, devido à carga dupla de tintas que é utilizada no pincel para a realização da pintura.

Bem, agora é só por a criatividade em prática, escolher a técnica eu fazer uma boa mesclagem delas para garantir um efeito e estilo próprio ! Boa sorte !

Ajude a divulgar o artesanato! Envie email com sugestões ou novas técnicas para: http://www.artesanatobaurueregiao.com.br/contato@artesanatobaurueregiao.com.br

Comentários